Prefeitura de Salvador gasta mais de R$ 600 mil com reparo de monumentos vandalizados

Por Redação 06/02/2025, às 15h39 - Atualizado às 12h03

A Prefeitura de Salvador já desembolsou mais de R$ 600 mil em 2024 para reparar monumentos vandalizados na cidade. O caso mais recente ocorreu nesta semana, quando a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) precisou restaurar o Monumento em Memória ao Dia Mundial das Vítimas de Trânsito, localizado no Dique do Tororó, após o ato de vandalismo registrado na última quarta-feira (5).

Idealizada pela Desal e inaugurada em 2022 pelo Comitê de Estudos e Ações para o Trânsito e Vida (CEATV), em parceria com a Federação Nacional das Associações de Detran (Fenasdetran), a peça foi concebida como um tributo às vítimas do trânsito e visa conscientizar sobre a importância da segurança viária.

Prejuízo

O presidente da Desal, Virgílio Daltro, lamentou os impactos financeiros e sociais dos atos de vandalismo, destacando que os custos poderiam ser destinados a outros projetos de interesse da população.

“Somente no ano passado foram gastos mais de R$ 600 mil apenas com a recuperação de equipamentos vandalizados, um valor relativamente alto e que poderia ser aplicado em outros projetos que beneficiam a população”, ressaltou.

Ele também fez um apelo para que os cidadãos colaborem na preservação do patrimônio público. “As pessoas precisam se conscientizar de que quem perde somos todos nós. Esses equipamentos pertencem a cada cidadão e contam com investimento do contribuinte. A população precisa ser aliada da gestão na proteção dos bens públicos. Ações de vandalismo, causadas por uma minoria, geram um alto prejuízo aos cofres municipais”, completou.