O Ginásio do Sesi, em Simões Filho, sediará o Campeonato Brasileiro Região III de Judô 2025 neste sábado (29) e domingo (30). O evento, promovido pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) com apoio da Federação Baiana de Judô (Febaju) e do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), reunirá 549 judocas de quatro estados. A entrada é gratuita.
Participarão da competição 150 atletas da Bahia, 92 do Espírito Santo, 147 de Minas Gerais e 160 do Rio de Janeiro. O torneio, um dos mais importantes do calendário nacional de judô, é etapa classificatória para fases nacionais que ocorrerão ao longo do ano e promove intercâmbio técnico entre os estados participantes.
O presidente da Febaju, Salvatore Puonzo, destacou o crescimento do judô na Bahia, impulsionado pelo trabalho da federação e pelos investimentos do governo estadual. “Os investimentos do governo estadual, somados ao trabalho consistente da Febaju, têm contribuído para a formação de novos talentos e para a consolidação do judô como um instrumento de inclusão social e desenvolvimento pessoal”, afirmou.
Eventos nacionais realizados na Bahia nos últimos anos, como o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21 2023, a Copa Pan-Americana de Judô Sub-18 e Sub-21 2023 e o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21 2024, reforçam o estado como referência para a modalidade. Todas essas competições ocorreram na Arena de Esportes da Bahia, em Ipitanga, Lauro de Freitas, sob gestão da Sudesb.
Para Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb, a Bahia se consolida como um importante centro de judô no país. “A Bahia, em especial Lauro de Freitas, com a Arena de Esportes, já pode ser considerada a casa do judô no país devido ao forte investimento do Governo do Estado no apoio à realização desses eventos, que garantem a preparação e a participação dos nossos atletas”, destacou.
A programação do campeonato começa na sexta-feira (28), às 17h30, com as pesagens oficiais das categorias Sub-13, Cadete e Sênior, que competem no sábado (29). O primeiro dia de combates inicia às 9h com a categoria Cadete, seguido pelas classes Sub-13, às 11h30, e Sênior, às 14h30.
No domingo (30), será a vez das categorias Sub-15 e Júnior, com início às 9h e às 13h, respectivamente. Mais informações estão disponíveis nos canais oficiais da CBJ e da Febaju.