A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quarta-feira (9), a segunda fase da Operação Falsas Promessas, com foco em desarticular uma organização criminosa envolvida em rifas ilegais e lavagem de dinheiro. Entre os presos estão os influenciadores Ramhon Dias e Franklin Reis, conhecido pelo personagem humorístico “Neneka”, além do rifeiro José Roberto Santos, o “Nanan Premiações”, e sua companheira.
As ações se estendem por Salvador, Região Metropolitana e cidades do interior baiano, como Juazeiro, São Felipe, Vera Cruz e Nazaré, além do estado de São Paulo, onde Ramhon foi detido.
Ao todo, foram cumpridos 22 mandados de prisão preventiva, sendo cinco contra policiais militares, além de 30 mandados de busca e apreensão e seis medidas cautelares diversas da prisão. Segundo o Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), a organização operava com forte estrutura logística e tecnológica para atrair milhares de pessoas para rifas ilegais, promovidas principalmente em redes sociais.
As investigações revelaram que os sorteios eram manipulados, e os prêmios — como carros de luxo — muitas vezes entregues a integrantes da própria organização, com o objetivo de simular legitimidade e ampliar os lucros. O esquema contava com empresas de fachada e “laranjas”, usados para disfarçar a origem dos valores ilícitos.
Além dos influenciadores digitais e rifeiros, os policiais militares envolvidos forneciam proteção, informações privilegiadas e até atuavam como operadores das rifas fraudulentas, de acordo com a Polícia Civil.
Durante as diligências, foram apreendidos veículos de luxo, relógios, celulares, notebooks e grandes quantias em dinheiro. A Justiça também autorizou o bloqueio de até R$ 10 milhões por CPF ou CNPJ investigado, totalizando um sequestro de bens que pode ultrapassar os R$ 680 milhões.
A operação segue em andamento e conta com apoio de diversos departamentos da Polícia Civil e da Corregedoria da Polícia Militar, que apura a conduta dos agentes públicos envolvidos no esquema.