Em novembro de 2024, a possível extinção da escala 6×1 passou a ser tema de um intenso debate que mobilizou a classe trabalhadora. Em fevereiro deste ano, a deputada federal Érika Hilton apresentou na Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que ficou conhecida como a “PEC da escala 6×1”. No entanto, passados dois meses, a proposta enfrenta dificuldades para avançar e permanece travada no Congresso.
Nesta semana, em entrevista ao jornal O Tempo, Érika Hilton afirmou que tem encontrado obstáculos para discutir o tema com o presidente da Câmara, Hugo Motta, dizendo que “não consegue achá-lo” para debater a proposta.
Na segunda-feira (28), durante um evento promovido pelo banco Safra, Hugo Motta declarou que “não tem preconceito com nenhuma pauta” e que o assunto será tratado com a devida atenção institucional. “Acredito que essa proposta chegará até nós para ser debatida nos próximos dias”, afirmou.
Apesar da disposição para discutir o tema, Motta demonstrou ceticismo quanto à viabilidade da proposta. “Não dá para ficar vendendo sonho, sabendo que esse sonho não vai se realizar. Isso, na minha opinião, é uma falta de compromisso com o eleitor, e eu costumo ser muito verdadeiro nas minhas posições. Considero isso fundamental, por mais dura que seja a verdade”, concluiu.