Novo ministro das Comunicações aguarda retorno de Lula para avançar na implantação da TV 3.0

Por Redação 08/05/2025, às 03h06 - Atualizado às 02h46

O novo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, afirmou nesta quarta-feira (7) que espera o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atualmente em viagem à Rússia e China, para avançar na implementação da TV 3.0, novo padrão tecnológico que une televisão aberta e internet. A declaração foi feita durante a cerimônia oficial de transmissão de cargo realizada na sede do ministério, em Brasília.

“Temos pela frente a implantação da TV 3.0. É uma transformação tecnológica na TV e no setor, um grande saldo tecnológico democrático que vai transformar a televisão aberta brasileira, reforçando o seu papel como serviço gratuito, aberto e de qualidade”, disse o novo ministro.

A TV 3.0 é uma das principais apostas do governo na área da comunicação. O novo sistema permitirá uma experiência mais interativa ao usuário, com navegação por aplicativos, conteúdos ao vivo e sob demanda, além de recursos de imagem em até 8K, som imersivo e ferramentas aprimoradas de acessibilidade e segurança.

Segundo o ex-ministro Juscelino Filho, que participou da cerimônia, o decreto de regulamentação já está pronto e deve ser assinado em breve por Lula, ao lado do novo titular da pasta. Juscelino deixou o ministério após ser denunciado por supostos desvios de emendas parlamentares, quando ainda era deputado federal. Ele e Siqueira são filiados ao União Brasil, partido aliado do Planalto.

Inclusão digital como missão

Durante seu discurso, Frederico de Siqueira também reforçou o compromisso com a inclusão digital e afirmou que deve manter a atual equipe técnica do ministério para acelerar a execução de projetos já em andamento.

“A nossa ideia, agora, é acelerar as entregas. Por isso que a gente precisa manter um time extremamente qualificado, que foi construído até então, para que possamos entregar a política pública de inclusão digital, que foi a missão que o presidente Lula nos deu.”

Entre os projetos citados estão o Escolas Conectadas, voltado à expansão da internet nas unidades de ensino, e a ampliação da cobertura 5G em regiões ainda sem acesso.

“Internet é hoje uma condição de infraestrutura básica de desenvolvimento do país para acesso à educação, à saúde, ao trabalho e para o pleno exercício da cidadania”, afirmou. “Investimentos em tecnologia melhoram a gestão pública, os indicadores sociais e a qualidade de vida das pessoas.”

Perfil do novo ministro

Engenheiro civil formado pela Universidade de Pernambuco, Siqueira tem mais de 26 anos de experiência no setor de telecomunicações, dos quais 21 anos foram dedicados à empresa Oi, onde atuou em cargos de liderança nas áreas de operações, planejamento, regulação e comercial.

Antes de assumir o ministério, comandava a Telebras, empresa pública de telecomunicações. A presidência da estatal deve ser assumida agora pelo atual diretor Técnico-Operacional, André Leandro Magalhães.