Lula chega à China para reunião com Xi Jinping e busca ampliar parcerias bilaterais

Por Redação 10/05/2025, às 22h50 - Atualizado às 19h22

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou neste sábado (10) em Pequim, capital da China, para uma série de compromissos oficiais. A visita tem como destaque o encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, e a participação no Fórum China-CELAC, que reúne representantes da China e de países da América Latina e Caribe.

A viagem integra a agenda internacional do governo brasileiro e busca fortalecer os laços comerciais e diplomáticos com a China, principal parceiro comercial do Brasil. A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, acompanha o presidente.

Na sexta-feira (9), a ministra do Planejamento, Simone Tebet, comentou sobre o interesse chinês em investir em infraestrutura no Brasil, destacando projetos ferroviários. Segundo ela, o setor privado chinês tem demonstrado disposição para investir no país, especialmente em modais logísticos, diante da limitação de recursos públicos para grandes obras.

A visita também deve incluir a assinatura de acordos bilaterais e diálogos sobre cooperação econômica, sustentabilidade e inovação tecnológica.