Na noite desta quarta-feira (28) o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) deu início ao XIV Congresso Estadual do Ministério Público, na cidade de Lençóis, localizada na Chapada Diamantina. O evento marca a retomada do congresso após um hiato de dez anos e reúne membros do MP, autoridades políticas e representantes do Judiciário e Legislativo.
A cerimônia de abertura contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do procurador-geral de Justiça do Estado, Pedro Maia; da prefeita de Lençóis, Vanessa Senna; da presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Ivana Bastos; e do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso. Também estiveram presentes diversas autoridades do poder legislativo e judiciário.
O congresso, idealizado por Marcelo Miranda, presidente da Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (AMPEB), em parceria com o MPBA e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), tem como objetivo promover a troca de conhecimentos, debater temas relevantes para a atuação do Ministério Público e fortalecer os laços entre seus membros .
Durante os três dias de programação, promotores e procuradores de Justiça participarão de debates sobre temas como desastres ambientais, segurança pública, crime organizado, resolutividade no MP e o uso de novas tecnologias na atuação ministerial. Entre os destaques estão painéis como “Atuação do Ministério Público num cenário de grandes desastres” e “Crime organizado, direitos humanos e economia/Práticas exitosas no combate à corrupção” .
Além das atividades técnicas, o evento contará com uma programação cultural, incluindo apresentações musicais de artistas como Léo Estakazero e Adelmário Coelho, valorizando a cultura local e proporcionando momentos de confraternização entre os participantes.
Conamp
O XIV Congresso Estadual do Ministério Público da Bahia acontece até o dia 30 de maio e representa um marco na retomada das discussões e intercâmbios institucionais após uma década sem a realização do evento.