Políticos da Bahia lamentam morte de Preta Gil nas redes sociais

Por Redação 21/07/2025, às 09h02 - Atualizado às 10h49

A morte da cantora Preta Gil, aos 50 anos, neste domingo (20), em decorrência a um câncer no intestino, gerou uma forte comoção entre autoridades baianas, que usaram as redes sociais para prestar homenagens à artista. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se manifestou, exaltando a força, a alegria e o legado de Preta.

“Estou profundamente triste em saber que Preta Gil nos deixou nesta noite de domingo. Talentosa e batalhadora em tudo o que fazia – seja como artista, seja como empresária – Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento”, escreveu Lula. Ele ainda afirmou que ligou para Gilberto Gil e Flora, esposa do cantor e madrasta da artista, para prestar condolências. O presidente também mencionou a mãe, Sandra Gadelha, o filho, Francisco Gil, e a neta, Sol de Maria.

Print Lula Morte Preta Gil

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na Bahia, as manifestações de pesar vieram de diferentes esferas. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) escreveu que sua “oração é para que ela siga em paz e que sua luz continue inspirando tanta gente.” O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) destacou a trajetória de Preta marcada pela autenticidade: “Com sensibilidade e coragem, abriu caminhos e tocou corações […] Sua alegria e sua luta permanecerão vivas na memória de todos nós”.

Print Jerônimo Rodrigues Morte Preta Gil

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Print Geraldo Junior Morte Preta Gil

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), também homenageou a cantora: “Preta Gil usou sua voz para celebrar a vida e também para enfrentar, com dignidade e generosidade, os desafios mais duros”.

Print Rui Costa Morte Preta Gil

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), disse receber a notícia “com muita tristeza” e descreveu Preta como “uma artista vibrante, empresária de sucesso e voz potente contra o preconceito”. Sua vice-prefeita e atual secretária de Cultura afirmou: “Para muitos de nós baianos e brasileiros, ela era próxima porque exalava alegria, acolhimento e presença […] Sinto necessidade de exaltar a sua alegria, luta e seu sorriso marcante e acolhedor”.

Print Bruno Reis Morte Preta Gil

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Print Ana Paula Matos Morte Preta Gil

Foto: Reprodução/Redes Sociais

No Congresso Nacional, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), lamentou a perda e classificou a morte da artista como “precoce”. “Ela sempre esbanjou otimismo, lutou bravamente até o fim e partiu deixando um grande legado artístico”.

Print Hugo Motta Morte Preta Gil

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Ivana Bastos (PSD), também se manifestou com pesar: “Preta foi símbolo de resistência. Mesmo diante das dores, nunca perdeu a alegria nem a esperança. […] Levaremos para sempre o seu exemplo de força, a sua coragem e a alegria que a sua voz fez florescer em tantos corações”.

Print Ivana Bastos Morte Preta Gil

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), também se manifestou na manhã desta segunda-feira para prestar uma última homenagem a Preta Gil. O vereador Carlos lembrou da inversão natural que é um pai perder um filho, e prestou seus sentimentos a esse pai, colega que já foi vereador de Salvador também. “A perda de um filho é uma inversão da lei natural da vida. Por isso, manifesto o nosso pesar pela passagem de Preta Gil, artista singular e filha do nosso colega vereador, Gilberto Gil, que passou pela Câmara e deixou seu legado em favor da cultura de Salvador”.

Print Carlos Muniz Morte Preta Gil

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A despedida precoce de Preta Gil marca o fim de uma trajetória de luta, amor e representatividade baiana. A artista deixa uma contribuição inegável como cantora, compositora, empresária e atriz.