Um acidente envolvendo o catamarã de passageiros “Morro de São Paulo” e a embarcação pesqueira “Lomier” foi registrado na tarde de terça-feira (22), nas proximidades de Cacha Pregos, na Ilha de Itaparica, região da Baía de Todos-os-Santos. Segundo informações da Marinha do Brasil, todos os 102 ocupantes das duas embarcações foram resgatados com vida, sem registro de feridos graves.
Do total de resgatados, 96 eram passageiros e quatro, tripulantes do catamarã; outros dois ocupavam a embarcação pesqueira. O resgate contou com apoio de embarcações civis, como duas lanchas de passeio, o catamarã “Viva Morro” e o rebocador “Pituba”.
A operação foi coordenada pelo Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste (SALVAMAR Leste), ativado logo após o incidente por volta das 13h. Foram mobilizadas lanchas da Capitania dos Portos da Bahia e embarcações subordinadas ao Grupamento de Patrulha Naval do Leste, como o Aviso-de-Patrulha “Dourado”, o Navio-Patrulha “Guaratuba” e a Corveta “Caboclo”.
O trabalho de resgate também contou com apoio do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER), Praticagem da Bahia e da Companhia das Docas do Estado da Bahia. A operação foi finalizada no fim da tarde.
Um inquérito administrativo foi instaurado pela Capitania dos Portos da Bahia para apurar as causas e responsabilidades pelo acidente. O prazo inicial para a conclusão é de 90 dias.