Carille pode ter o melhor início de trabalho do Vitória nos últimos três anos; entenda

Por Redação 25/07/2025, às 18h33 - Atualizado às 18h16

Por: Vitor Bahia*

Fábio Carille pode ter o melhor início de trabalho de um treinador do Vitória desde 2022, caso vença o Mirassol no sábado (25) às 18h30, no Estádio Maião. Nesse contexto, o atual técnico do Rubro-Negro chegaria a duas vitórias, dois empates e uma derrota em cinco jogos disputados, um aproveitamento de 53%. O último técnico a ter desempenho melhor no mesmo recorte foi João Burse, há três anos.

Últimos treinadores

O último a assumir o comando do Leão foi Thiago Carpini, nos primeiros cinco jogos foram duas derrotas, dois empates e apenas uma vitória. Carpini teve um aproveitamento de 33% nessas primeiras partidas. Ele assumiu o Vitória num contexto de queda do trabalho de Leo Condé.

Apesar do sucesso posterior com títulos, o início de Leo Condé no Vitória foi o pior dos três, foram três empates, duas derrotas e nenhuma vitória, com 20% de aproveitamento. As partidas foram divididas entre Copa do Nordeste e Campeonato Baiano, enquanto os outros dois tiveram os jogos majoritariamente concentrados na Série A do Campeonato Brasileiro.

João Burse foi o último desempenho com saldo positivo nas cinco primeiras partidas, com dois empates e três vitórias. Ele chegou ao clube num período conturbado e com 2,6% de chances de acesso da Série C para a Série B, 51% de chances de rebaixamento para a quarta divisão, e foi responsável por uma grande reviravolta do clube para subir. Seu impacto tornou possíveis as conquistas posteriores da Série B e do Campeonato Baiano, com Leo Condé.

Confronto com Mirassol

No entanto, não será fácil para o atual treinador atingir esse feito. Apesar da crescente do Leão sob seu comando, o Mirassol é o sétimo colocado do Campeonato Brasileiro com 24 pontos e ainda não perdeu em casa na competição. A equipe paulista conseguiu resultados expressivos na competição, como o 3 a 0 em cima do Santos de Neymar.

*sob supervisão da jornalista Cíntia Santos.