Multidão se despede de Preta Gil em velório aberto

Por Redação 25/07/2025, às 19h08 - Atualizado às 18h30

Familiares, amigos e uma multidão de fãs se despediram de Preta Gil nesta sexta-feira (25), no velório realizado no Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro. Aberta ao público, a cerimônia começou pela manhã e seguiu até pouco antes das 14h, quando os portões foram fechados. Em seguida, o corpo da cantora saiu em cortejo até o Cemitério e Crematório da Penitência, no Caju, onde foi realizada a cremação.

O pai da cantora, Gilberto Gil, chegou no início da tarde, acompanhado da mãe de Preta, Sandra Gadelha, da madrasta, Flora Gil, e da irmã Bela Gil. Ao entrar no teatro, o músico beijou a testa da filha. Familiares e amigos próximos usavam roupas brancas, como manda a tradição em algumas religiões de matriz africana.

Fãs se concentraram na Cinelândia desde as primeiras horas do dia. Para organizar o fluxo de pessoas, a prefeitura montou um corredor com gradis em torno da praça. Dentro e fora do teatro, o clima foi de silêncio e respeito.

Estiveram presentes a primeira-dama Janja da Silva e a ministra da Cultura, Margareth Menezes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma coroa de flores em homenagem à artista.

Preta Gil morreu no último domingo (20), em Nova York, em decorrência de um câncer. Ela tinha 50 anos.