PMBA anuncia novos comandantes para batalhão escolar e Gêmeos

Por Redação 25/07/2025, às 20h21 - Atualizado às 18h27

A Polícia Militar da Bahia realizou, na tarde desta sexta-feira (25), a cerimônia de passagem de comando dos batalhões de Policiamento Escolar (BPEsc) e de Prevenção a Furtos e Roubos a Coletivos (conhecido como Batalhão Gêmeos). A solenidade aconteceu no auditório do Departamento de Apoio Logístico (DAL), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A tenente-coronel Cláudia Mara assumiu o comando do BPEsc, tornando-se a segunda mulher a liderar um batalhão operacional da PM baiana. A primeira foi a tenente-coronel Roseli, em 2023, no comando do Batalhão de Proteção à Mulher.

“Era o meu sonho comandar essa unidade. Esta é uma oportunidade de fortalecer o elo entre a Polícia Militar e a comunidade escolar”, afirmou Cláudia Mara, que é formada pela Academia da PM desde 1996, pedagoga pela UFBA e bacharel em Direito pela Unifacs. A oficial também tem pós-graduação em Direito Público e atuou por 11 anos no CPM Lobato.

Já o tenente-coronel Carlos Emiliano assumiu o comando do Batalhão Gêmeos, unidade da qual já foi comandante quando ainda funcionava como Operação Gêmeos. Formado em 1997, Emiliano tem experiência em unidades operacionais da PM, com passagens pela 37ª CIPM e pela Operação Apolo.

“É uma honra retornar ao Batalhão Gêmeos. Vamos aprimorar as ações e contribuir com a segurança da sociedade”, declarou.

Durante a cerimônia, foram lidas mensagens do comandante-geral da PM, coronel Magalhães, elogiando e agradecendo os ex-comandantes, tenente-coronel Edmilton (BPEsc) e tenente-coronel Reginaldo Moraes (Batalhão Gêmeos), pelo trabalho desenvolvido nas unidades.

Criado em maio de 2023, o BPEsc tem como missão ampliar as ações de segurança no ambiente escolar por meio do policiamento ostensivo e preventivo, atuando em parceria com unidades da PM e órgãos da rede de proteção a crianças e adolescentes.

O Batalhão Gêmeos, também criado em maio de 2023, é especializado na prevenção e repressão a crimes cometidos no transporte público. A unidade realiza abordagens em ônibus e pontos estratégicos de Salvador.