O Bahia deu a resposta que o torcedor esperava após a eliminação na Copa Sul-Americana. Na noite deste domingo (27), o Tricolor venceu o Juventude por 3 a 0 na Arena Fonte Nova, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O volante Jean Lucas marcou os dois primeiros gols da equipe baiana, enquanto Lucho Rodríguez fechou o placar nos acréscimos do segundo tempo.
Com o resultado, o Bahia reencontra o caminho dos triunfos e se mantém na parte de cima da tabela da Série A, assumindo a 4ª colocação, com 28 pontos somados. O Juventude, por sua vez, é vice-lanterna da competição, com 11 pontos. O próximo compromisso do time baiano é já nesta quarta-feira (30), às 19h30, contra o Retrô-PE, novamente em Salvador, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Já o Juventude enfrenta o Santos na segunda-feira (04), às 20h, na Vila Belmiro, pela 18ª rodada do Brasileirão.
A partida foi marcada pela estreia da dupla de zaga formada por David Duarte e Gabriel Xavier, mas a principal novidade no time foi a mudança no gol. Após falhar contra o América de Cali, Marcos Felipe perdeu a titularidade, e Ronaldo assumiu a posição entre os titulares.
Desde os minutos iniciais, o Bahia controlou as ações e impôs um ritmo ofensivo diante de um Juventude que entrou em campo com linha de cinco defensores. Mesmo com amplo domínio territorial, o Tricolor viu o adversário assustar em um contra-ataque aos nove minutos, quando Gabriel Taliari acertou o travessão.
A superioridade baiana se transformou em gol aos 26 minutos do primeiro tempo. Após boa jogada individual de Ademir pela direita, Jean Lucas apareceu livre na área para abrir o placar. Na volta do intervalo, o volante voltou a balançar a rede. Aos 12 minutos, ele aproveitou rebote após finalização de Everton Ribeiro para ampliar a vantagem.
Com dois gols de vantagem, o Bahia reduziu o ritmo, mas manteve o controle do jogo. O Juventude tentou reagir, mas esbarrou nas próprias limitações e ainda perdeu o volante Hudson, expulso aos 31 minutos após falta em Ademir, quando era o último homem da defesa.
A vantagem numérica facilitou ainda mais o domínio do Tricolor, que passou a trocar passes com paciência à espera de espaços. O terceiro gol veio nos acréscimos: aos 47 minutos, Lucho Rodríguez recebeu na área e finalizou firme para fechar o placar.