Com um mês sob nova gestão no jornalismo, a Rádio Sociedade da Bahia vem consolidando uma série de mudanças estratégicas que reforçam o compromisso da emissora com informação de qualidade, dinamismo e proximidade com a população. As transformações têm sido conduzidas pelo novo gerente de jornalismo, Noel Tavares, que agora lidera esse ciclo ao lado da direção da rádio.
Entre os destaques, está a reformulação do Conexão Sociedade, apresentado por Jessica Smetak das 10h às 12h, de segunda a sexta. O programa adotou um formato mais leve, com abordagem de temas cotidianos, participação de colunistas e espaço para temas mais densos quando necessário. O foco é uma conversa direta com o ouvinte, trazendo informação com sensibilidade e leveza.
Ao mesmo tempo, a emissora também investe em inovação tecnológica, como a melhoria dos transmissores na Ilha de Itaparica, que garantem maior alcance e qualidade de som, e a aquisição de novos equipamentos como microfones, gravadores e smartphones. Além disso, foi montada uma equipe dedicada ao digital, responsável por transformar trechos de entrevistas e reportagens em conteúdos para redes sociais, gerando maior engajamento com a audiência online. A rádio também transmite sua programação pelos canais oficiais no YouTube.
“Nós já conseguimos tornar nesses 30 dias os programas mais dinâmicos, com os repórteres participando muito mais, interagindo com os apresentadores a cada início de programa”, afirma Noel Tavares. “Estamos fazendo diversos investimentos, inclusive na aquisição de novos equipamentos. Conseguimos fazer transmissões de primeira qualidade, com agilidade, permitindo que o ouvinte tenha o melhor som, e aquele que está pela internet também acompanhe com as melhores imagens.”
Outro diferencial que marca esse novo momento é o quadro “Pega Visão”, que tem repercutido fortemente nas cidades do interior. Sob comando do repórter Rogério Alves, a equipe da Sociedade visita semanalmente municípios baianos para ouvir diretamente a população sobre os principais problemas locais. As demandas são levantadas com antecedência, produzidas com critério jornalístico e repassadas às autoridades locais, com espaço para que os prefeitos se manifestem na programação.
“É o povo falando e sendo ouvido. O Pega Visão já se tornou o terror dos prefeitos porque dá voz real à população. O repórter coleta informações, vai até a cidade, entrevista quem está enfrentando dificuldades com infraestrutura, saúde, moradia… Coloca no ar, e a gente faz o contato com as prefeituras para tentar solucionar os problemas”, explica Noel.
Na grade da rádio, permanecem programas consagrados com novos formatos e maior interação, como o Sociedade Urgente (segunda a sexta, 6h às 8h), com Adelson Carvalho, que traz entrevistas incisivas e entra no ar com o quadro Direto ao Assunto sempre que há urgência nos fatos. Já o Balanço Geral (segunda a sexta, 8h às 10h; sábados, 6h às 9h), com João Kalil, mergulha nos temas que afetam diretamente o cotidiano das pessoas, como segurança, transporte e moradia.
Com o slogan “Informação com Credibilidade”, a Rádio Sociedade reafirma seu papel histórico no jornalismo baiano, equilibrando tradição e modernidade.
“Estou na rádio há 26 anos. Hoje, como gerente de jornalismo, o que eu mais faço é procurar continuar trabalhando com seriedade e repassar essa mensagem para o nosso time. Estamos também dando oportunidade à nova geração do jornalismo para que desenvolvam seus trabalhos e caminhem na profissão. Afinal, o futuro com certeza será deles”, conclui Noel Tavares.