Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de quinta-feira (31), após ser flagrado transportando 600 filhotes de jabuti em duas malas no bagageiro de um ônibus interestadual, na Rodovia Presidente Dutra, na altura de Seropédica (RJ). Os animais estavam sendo levados de Feira de Santana (BA) para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde seriam vendidos ilegalmente em uma feira livre no fim de semana.
De acordo com a PRF, o suspeito, que não teve o nome divulgado, admitiu que receberia uma quantia em dinheiro pelo transporte e revelou já ter sido preso anteriormente pelo mesmo tipo de crime, em 2015. No mercado ilegal, cada jabuti pode ser comercializado por até R$ 700. Alguns dos animais resgatados não resistiram devido às condições precárias em que eram mantidos.
O transporte e a venda de animais silvestres sem autorização configuram crime ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), com pena que varia de seis meses a um ano de detenção, além de multa. Em casos agravantes, como a reincidência ou envolvimento de espécies ameaçadas, a punição pode ser aumentada.
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que ficará responsável pela apuração do caso e destinação dos animais apreendidos.