Nesta sexta-feira (1º), Salvador volta no tempo para celebrar um dos momentos mais simbólicos da religiosidade baiana: A chegada da imagem do Senhor do Bonfim ao Brasil. O ato, organizado pelo Santuário do Senhor do Bonfim – Basílica, Irmandade e Obra Social –, será realizado na Praia da Penha, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, a partir das 17h30, com o apoio da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.
A programação será dividida em dois momentos. Primeiro, a imagem do Senhor do Bonfim será conduzida por um navio da Força Naval até a costa. Ao se aproximar da margem, será transferida para um bote escoltado por mergulhadores, que levarão a representação religiosa até a terra firme, em direção à Igreja da Penha.
O gesto simbólico remonta ao episódio vivido pelo Capitão-de-mar-e-guerra Theodósio Rodrigues de Faria, que, ao sobreviver a um naufrágio, cumpriu uma promessa ao trazer a imagem de Portugal no ano de 1745.
Na segunda parte da cerimônia, a imagem será acompanhada pela Guarda Histórica do Exército Brasileiro em uma caminhada rumo à Basílica do Senhor do Bonfim. A procissão tem início previsto para as 18h e relembra o momento em que, após nove anos em solo baiano, a imagem foi levada a capela da Colina Sagrada, em 1754. Na ocasião, ela foi conduzida ao lado da imagem de Nossa Senhora da Guia, em uma jornada pelas ruas da Cidade Baixa.
Os organizadores convocam os fiéis a levarem velas para participar do ato, que une fé, memória e tradição. A expectativa é de que milhares de devotos participem da caminhada.