Por Gabriela Encinas
O forrozeiro Adelmário Coelho foi um dos homenageados durante a cerimônia de entrega Medalha da Ordem 2 de Julho, concedida pelo Governo do Estado, em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (31), no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), em Salvador.
O cantor é reconhecido como um dos principais nomes do forró tradicional, e celebrou a honraria com entusiasmo e emoção ao lembrar sua trajetória na música nordestina. “Poxa, é uma alegria, né? Como baiano receber essa honraria tão grandiosa, tão representativa e no meu segmento da cultura, principalmente. Eu recebi com muita emoção, com muito entusiasmo, esse reconhecimento”, disse Adelmário feliz por receber a medalha em uma noite especial como essa.
“São trinta e um anos militando na cultura populada nordestina, no forró tradicional, um forró que representa gerações da cultura, alegre-se”, declarou o artista. Com mais de três décadas de carreira, Adelmário é conhecido por manter viva a essência do forró pé de serra e por representar, com autenticidade, os elementos culturais do interior do nordeste. A entrega da comenda simboliza não apenas um reconhecimento institucional, mas também o carinho e respeito do povo baiano por sua contribuição à música e à identidade regional.
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram