Oposição mantém ocupação na Câmara após reunião sem acordo

Por Redação 06/08/2025, às 19h31 - Atualizado às 19h16

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Luciano Zucco (PL-RS), afirmou nesta quarta-feira (6) que o grupo seguirá ocupando o plenário da Casa após reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), não resultar em acordo.

A ocupação, liderada por deputados contrários ao governo, inclui a Mesa Diretora – local de onde são conduzidas as sessões – e faz parte de um protesto iniciado após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O movimento oposicionista cobra a inclusão em pauta de um projeto que prevê anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Durante a tarde, Hugo Motta recebeu parte dos parlamentares da oposição na Residência Oficial da Câmara, mas a reunião terminou sem consenso.

O presidente da Câmara antecipou o retorno a Brasília e cancelou compromissos em Fortaleza (CE) para tentar negociar o fim da obstrução. Mesmo assim, os oposicionistas decidiram manter o protesto.

“Tivemos uma reunião com o Hugo Motta sem resultados. Uma reunião de muito respeito, mas de posicionamento. Estamos confirmando e reafirmando que não sairemos do plenário até que haja uma definição sobre as pautas que os senhores já sabem”, declarou Luciano Zucco após o encontro.

Além da ocupação, presidentes de partidos de centro-direita discutem possíveis reações à decisão do ministro Alexandre de Moraes no processo em que Bolsonaro é investigado.