Estudantes cobram tarifa zero no transporte público de Salvador

Por Redação 11/08/2025, às 20h00 - Atualizado às 19h58

A tarifa zero para estudantes, já implementada em cidades como Uberlândia (MG), que oferece transporte público gratuito a alunos das redes pública e privada, do ensino superior e da pós-graduação, foi tema de debate na 47ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Salvador, na tarde desta segunda-feira (11). Segundo levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), 145 municípios no país oferecem gratuidade, parcial ou total, no sistema de transporte coletivo.

Representantes de diretórios estudantis de Salvador ocuparam as galerias do Plenário Cosme de Farias para defender a proposta, citando o valor considerado alto da tarifa e a falta de estrutura mínima dos equipamentos.

“Nós estamos reivindicando aqui a criação de um grupo de trabalho que possa debater a tarifa zero para Salvador. A tarifa é muito alta. O valor de R$ 5,60 não é justificado quando a gente tem uma cidade que é rica, mas grande parte desse orçamento é destinada ao pagamento da dívida pública, que inclui as dívidas municipais”, afirmou Ana Luíza Rocha, representante do Diretório Central da Universidade Católica do Salvador (Ucsal).

Os estudantes pediram uma audiência pública para discutir a viabilidade da medida e a criação de um grupo de trabalho junto à Comissão de Transportes, Trânsito e Serviços Públicos Municipais, presidida pelo vereador Hélio Ferreira (PCdoB).

O vice-presidente da comissão, vereador Anderson Ninho (PDT), recebeu o documento formalizando a demanda e declarou apoio à pauta. “Defendo o passe livre em todos os modais – metrô, sistema aquaviário e trens –, mas, previamente, precisamos realizar um amplo diálogo sobre de onde virá esse subsídio”, disse.

A líder da oposição, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), destacou que o tema já é defendido pelo vereador Hélio Ferreira, autor de um projeto de lei sobre o assunto, e por toda a bancada oposicionista. O vereador Hamilton Assis (PSOL) também apresentou proposta para tarifa zero no transporte público de Salvador. “Acho que essa será uma pauta muito bem recebida e que vai ter toda a atenção desta Casa”, afirmou.