Prefeitura de Salvador implanta novo programa para impulsionar políticas culturais

Por Redação 13/08/2025, às 00h08 - Atualizado 12/08/2025 às 21h29

A proposta foi apresentada pelo Prefeito Bruno Reis e pela vice-prefeita, titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, nesta terça-feira (12), ao longo da coletiva de imprensa no Doca 1, no Comércio. No encontro, também estiveram presentes representantes de blocos afro como o Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Olodum e Muzenza.

Segundo o prefeito, cada eixo desenvolvido terá uma finalidade com impactos diferentes na capital baiana. As ações de editais estruturados, já somam R$40 milhões investidos e 300 projetos contemplados. O primeiro eixo, voltado ao fomento, concentra políticas públicas que buscam apoiar diretamente artistas, coletivos e agentes culturais em sua produção cotidiana. 

Além disso, o eixo conta também com o programa Boca de Brasa, bem como iniciativas ligadas ao patrimônio cultural, o Salcine, o Arte em Toda Parte e o Programa Salvador Cidade da Música, este último com foco na projeção da identidade musical da cidade.

No segundo eixo, a Salvador Criativa engloba a realização de eventos culturais de diversas escalas e formatos. Destinando-se à articulação entre cultura, lazer e entretenimento. Com programação voltada à festas populares, festivais, seminários e feiras. 

O terceiro eixo refere-se às ações de mercado, tendo como principal medida a concessão de Cash Rebate (um incentivo que reembolsa parte dos custos das filmagens realizadas na cidade), com foco na atração de investimentos, articulação com o setor privado e fortalecimento da economia criativa local.