Dois motoristas do transporte escolar da rede pública foram flagrados apostando corrida em uma estrada de terra no município de Maraú, no sul da Bahia. O episódio ocorreu na manhã de terça-feira (12) e foi registrado em vídeos feitos pelos próprios estudantes que estavam a bordo dos veículos.
As imagens mostram os ônibus em alta velocidade, disputando espaço na via enquanto crianças e adolescentes gritam e pulam durante o trajeto. Em um dos registros, aparece a frase “Isso pra Italo não passar”; em outro, “Corrida de busão”, “Pega o pombo”, acompanhada de emojis de gargalhadas. Apesar do tom de brincadeira entre os jovens, o comportamento dos motoristas representou grave risco à segurança dos passageiros.
O caso ganhou repercussão nas redes sociais, gerando preocupação em quem o assiste, principalmente entre pais e moradores locais que cobram providências imediatas da Prefeitura e da Secretaria de Educação para que situações semelhantes não voltem a ocorrer, já que um acidente grave poderia ter ocorrido.
Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Educação informou que apurou imediatamente o ocorrido, ouvindo os dois motoristas, a autora dos vídeos, uma estudante do 2º ano do curso de Hospedagem do CETEP e um grupo de 10 alunos que estavam presentes nos veículos.
Segundo o documento o motorista Ítalo, responsável pela rota Santa Maria x Maraú, afirmou que o ônibus não ultrapassou 70 km/h. Já o motorista Rafael, da rota Tremembé x Maraú, garantiu que seu ônibus não passou de 50 km/h durante todo o percurso.
A estudante que gravou os vídeos disse que não compartilhou os trechos com veículos de comunicação, ela ressaltou que o momento era de comemoração e alegria, sem risco aos alunos. E afirmou que os motoristas não excederam a velocidade permitida e lamentou a repercussão negativa.
Ainda em nota, a Secretaria Municipal de Educação diz que “um servidor da Rede Municipal de Educação, que diariamente é transportado até Tremembé por um dos veículos” teria dado o relato e “segundo ele, os condutores mantiveram velocidade segura, sem colocar vidas em risco, confirmando que duas ultrapassagens ocorreram com um dos ônibus parado e que, na única ultrapassagem com ambos em movimento, não houve excesso de velocidade”.
A Secretaria reforçou que as apurações continuam em parceria com o Conselho Municipal de Educação e o Colegiado do CETEP-LS, e que, se houver comprovação de qualquer infração, medidas cabíveis serão aplicadas, incluindo sanções rigorosas.
Advertências preventivas já foram aplicadas aos condutores, com o objetivo de manter a segurança e o bem-estar dos estudantes.
Ver essa foto no Instagram