O líder norte americano, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (14) que o Brasil tem sido um “péssimo parceiro comercial” para Washington.
Segundo ele, o país cobra tarifas “altíssimas, muito mais do que nós cobramos deles”. A declaração foi feita a repórteres na Casa Branca.
Trump falou sobre o tema ao ser questionado sobre a aproximação do Brasil com a China. Disse não se preocupar, destacando que os EUA estão “indo melhor do que qualquer país” em termos econômicos.
“Não, não estou preocupado nem um pouco. Eles podem fazer o que quiserem, mas não estão indo muito bem”, declarou.
Na mesma coletiva, Trump voltou a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele afirmou que o Brasil tenta promover uma “execução política” contra o político.
“Ele [Bolsonaro] é um homem honesto. Acho terrível o que estão tentando fazer com ele”, disse.
Autoridades americanas já haviam classificado as investigações contra Bolsonaro, por suposta tentativa de golpe de Estado, como “caça às bruxas”. Esse argumento foi usado para justificar a tarifa de 50% sobre alguns produtos brasileiros.
O governo brasileiro sustenta que suas instituições são independentes e não se curvarão a pressões externas.
Também nesta quinta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu às críticas. Ele afirmou que não vai “chorar” se os EUA deixarem de comprar produtos brasileiros e que buscará novos mercados.