O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) divulgou nesta segunda-feira (18) o edital de abertura do concurso para promotor de Justiça Substituto, publicado no Diário Oficial do Estado (DJE). A iniciativa ocorre apenas 10 dias após a posse de 24 novos promotores e cerca de 10 meses após a nomeação de outros 30 profissionais, configurando uma medida inédita na história da instituição.
De acordo com André Lavigne, Secretário-Geral do MPBA, “a abertura do concurso demonstra a postura arrojada do nosso Procurador-Geral de Justiça, garantindo o provimento contínuo das promotorias de todo o Estado e a presença efetiva do Ministério Público nos mais diversos municípios baianos”.
A posse dos 24 novos promotores, prevista para 15 de setembro, permitirá que todas as regiões da Bahia contem com atuação inédita do MPBA, especialmente na área conhecida como “além São Francisco”, que passará a contar com 27 promotores de Justiça atuando em prol da sociedade local. A abertura do novo concurso, segundo a instituição, garantirá ainda a ampliação desse contingente com a futura titularização dos promotores substitutos, fortalecendo a atuação e relevância do MPBA em todo o território baiano.
O comunicado também destaca os avanços recentes em termos remuneratórios e estruturais, beneficiando todos os integrantes da instituição. “É um orgulho fazer parte desta gestão, que sob a liderança do Procurador-Geral de Justiça Pedro, demonstra coragem e empenho para tornar o MPBA cada vez mais forte e presente junto à sociedade”, afirma Lavigne.