A Polícia Civil da Bahia realizou nesta segunda-feira (18) a Operação Post Mortem, voltada à fiscalização de funerárias que atuam em Salvador. A ação ocorreu nos bairros Garcia, Federação, Imbuí e Baixa de Quintas.
O objetivo foi verificar o uso de formol e outros produtos químicos em serviços de somatoconservação, além de monitorar o manuseio e o armazenamento de substâncias controladas que podem ser desviadas para a fabricação de entorpecentes. A operação também busca prevenir acidentes que possam colocar a população em risco.
No total, seis funerárias e um laboratório foram notificados, conforme prevê a Lei nº 11.631/09, para regularizar o cadastro junto à Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC).
“O foco da Operação Post Mortem é garantir que funerárias e laboratórios utilizem corretamente produtos químicos, como o formol, evitando riscos à saúde e à segurança da população. Além disso, buscamos impedir que substâncias controladas sejam desviadas para fins ilícitos, como a fabricação de entorpecentes”, afirmou o delegado Arthur Gallas, coordenador da CFPC.