O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã deste domingo (7), do tradicional desfile de 7 de Setembro, realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento de celebração pelos 203 anos de Independência do Brasil terá como tema “Brasil Soberano”.
A solenidade reuniu diversas autoridades, entre elas o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara, Hugo Motta, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Durante o evento, a presença de Hugo Motta foi alvo de manifestações de parte do público, que gritou “Sem Anistia”, em alusão ao debate em curso no Congresso sobre a possibilidade de anistiar envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Também presente, o ministro do Turismo, Celso Sabino, chegou a vestir um boné com a frase “Brasil é dos Brasileiros”, distribuído pelo governo durante a cerimônia. Filiado ao União Brasil, partido que oficializou sua saída da base governista na semana passada, Sabino tenta resistir às pressões da cúpula partidária, que defende sua saída imediata do ministério. Nos bastidores, ele tem articulado para prolongar sua permanência no cargo.