O governador Jerônimo Rodrigues sancionou, nesta segunda-feira (8), leis que criam novos comandos regionais, batalhões e companhias independentes para a Polícia Militar da Bahia (PMBA). A medida também cria cargos estratégicos para a corporação, em um ato que, segundo o governador, reforça o combate à criminalidade em todo o estado.
“Esses projetos fazem parte de um grande esforço de reorganização e mostram como estamos ampliando o alcance e a eficiência da segurança em todo o território baiano”, disse Jerônimo Rodrigues. O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, complementou que a reestruturação não é apenas administrativa, mas tem impacto direto na vida da população.
Novas unidades e promoções
Com a nova legislação, foram criados três comandos regionais em Jequié, Alagoinhas e Irecê. Novos batalhões serão implementados em:
- Nordeste de Amaralina
- Itapuã
- Feira de Santana
- Eunápolis
- Luís Eduardo Magalhães
- Jacobina
- Valença
- Candeias
Além disso, as cidades de Cafarnaum, Monte Santo, Conceição do Jacuípe, Cachoeira e Xique-Xique ganharam novas companhias independentes.
O governador também anunciou a promoção de 90 tenentes-coronéis, 95 majores e 114 capitães. O comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Magalhães, celebrou as mudanças, classificando-as como um “avanço histórico” para a corporação.