Fardo nazista volta a aparecer em praia de Arraial d’Ajuda

Por Redação 21/09/2025, às 17h12 - Atualizado às 16h14

Mais um fardo de borracha, semelhante à carga do navio nazista SS Rio Grande, afundado pelos Estados Unidos em 1944, foi encontrado neste sábado (20) em Arraial d’Ajuda, distrito turístico de Porto Seguro, no sul da Bahia. O bloco, parcialmente enterrado na areia, surgiu durante uma ação de limpeza realizada pelo Projeto Coral Vivo, voltado à preservação das praias da região.

Esse é o quarto fardo localizado no local. Outros três haviam sido achados em 2018, também em mutirões de conservação. Em 2021, oito blocos apareceram em Salvador e tiveram repercussão nacional. Desde então, materiais semelhantes foram recolhidos em praias de Sergipe, Recife e Ceará.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o SS Rio Grande transportava borracha e metais valiosos para a indústria bélica nazista. A carga vinha de regiões como a Indochina Francesa, então sob controle japonês. A origem foi confirmada após a descoberta da inscrição “Produzido na Indochina Francesa” em um fardo encontrado no Ceará em 2023.

O navio foi torpedeado pelos Estados Unidos e afundou a quase seis mil metros de profundidade. Com o tempo, os fardos começaram a emergir e reaparecer em praias do Nordeste brasileiro, transformando-se em um enigma histórico que volta e meia ressurge no litoral.