
Estudantes e professores das redes estaduais da Bahia vão apresentar oito projetos de tecnologia social durante a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), que será realizada de 7 a 9 de outubro, em Brasília.
Entre os selecionados está o PavSolo, piso intertravado produzido com resíduos plásticos triturados, areia e cimento. Desenvolvido no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Vitória da Conquista, o projeto alia sustentabilidade e geração de renda. “Resolvemos dois problemas ao mesmo tempo: a poluição ambiental e o consumo excessivo de recursos naturais”, afirmou a estudante Livia Rocha, que participou da iniciativa ao lado da colega Tainá Ferraz e do professor Briam Christian.
Outro destaque é o bioplástico feito a partir de amido de milho e casca de banana, criado por alunos do Curso Técnico de Química do CETEP do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas. “É uma alternativa sustentável ao plástico derivado do petróleo, com materiais menos nocivos à natureza”, explicou a estudante Alice Nunes, que desenvolveu o trabalho junto a Enzo Pereira e sob orientação da professora Franciele Soares.
Segundo a professora Franciele, os projetos desenvolvidos nos cursos técnicos aplicam a metodologia ativa do ensino, aproximando teoria e prática. “Isso estimula o pensamento crítico e a autonomia para resolver problemas, além de formar profissionais mais conscientes e preparados”, destacou.
Os oito projetos que estarão na 5ª SNEPT representam diferentes Territórios de Identidade:
- BIOPALMA – CETEP de Araci – NTE 4
- AGROHIDRO – CEEP da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, Arataca – NTE 5
- BIOPLÁSTICO – CETEP do Extremo Sul, Teixeira de Freitas – NTE 7
- ECOTRANSFORMAÇÃO – CETEP de Medeiros Neto – NTE 7
- RESCUE – CEEP Áureo de Oliveira Filho, Feira de Santana – NTE 19
- PAVSOLO – CETEP de Vitória da Conquista – NTE 20
- CHOCOMED – CETEP Médio Rio das Contas, Ipiaú – NTE 22
- FOME ZERO DOGUINHO – CEEP em Tecnologia, Informação e Comunicação, Lauro de Freitas – NTE 26