Prefeito manda jogar lixo na porta de suposto responsável por descarte irregular; entenda

Por Redação 10/10/2025, às 13h04 - Atualizado às 18h13

O prefeito de São Gonçalo dos Campos (BA), Tarcísio Pedreira (União Brasil), determinou que lixo depositado irregularmente em um terreno da cidade fosse recolhido e despejado em frente ao imóvel de quem, segundo ele, seria o responsável pelo descarte. A ação foi registrada em vídeo e divulgada nas redes sociais do gestor.

Segundo o prefeito, a prefeitura havia efetuado a limpeza do local dias antes e o depósito voltou a ocorrer apesar de avisos. “Tem poucos dias que a prefeitura limpou isso aqui tudo, olha como é que já tá”, disse Pedreira no vídeo. A iniciativa ocorreu após um morador encaminhar à administração municipal imagens que mostravam o descarte irregular.

No registro, o prefeito orienta os trabalhadores a levar o material até a residência apontada e faz duras advertências: “Vá jogar lixo na casa da desgraça, não aqui em São Gonçalo”. Em outro vídeo publicado em março, Pedreira já havia antecipado medidas semelhantes: “Além de multar, se eu descobrir quem tá jogando o lixo… eu vou pegar o lixo com a retroescavadeira e a caçamba e vou jogar na porta da casa de quem estiver jogando. Se eu conseguir jogar pra cima, eu vou jogar por dentro, dê no que der”, afirmou na ocasião.

A prefeitura não divulgou nota oficial detalhando o procedimento adotado  como identificação formal do responsável, aplicação de multas ou eventual encaminhamento para órgãos ambientais e de fiscalização, nem a localização exata do terreno. Também não há registro público, até o momento, de abertura de processo administrativo ou de envolvimento da polícia no caso.

O episódio reacende o debate sobre estratégias de combate ao descarte irregular de resíduos, práticas que prejudicam o meio ambiente e a saúde pública,  e sobre os limites legais e administrativos das ações públicas contra infratores.