Uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gerou polêmica nesta sexta-feira (24) durante uma coletiva de imprensa em Jacarta, na Indonésia. Ao comentar sobre o enfrentamento às drogas, o petista afirmou que traficantes seriam “vítimas dos usuários” e defendeu que seria “mais fácil” para países como Brasil e Estados Unidos “combater viciados”.
“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente, fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse Lula.
A declaração foi feita após o presidente ser questionado sobre comentários recentes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou não ser necessária uma declaração de guerra para matar traficantes de drogas.
Lula e Trump devem se encontrar neste domingo (26), em uma agenda paralela à cúpula do sudeste asiático.
A fala do presidente brasileiro, feita durante a madrugada no horário de Brasília, repercutiu negativamente nas redes sociais e tem sido alvo de críticas de parlamentares da oposição, que acusam Lula de minimizar o papel do tráfico no avanço da criminalidade.