Volume de chuva em Salvador ultrapassa 260 mm em quatro dias

Por Redação 24/10/2025, às 23h07 - Atualizado às 19h58

Entre segunda (20) e quinta-feira (23), Salvador registrou 263,6 milímetros de chuva em algumas regiões, quase três vezes a média histórica de outubro, que é de 91 mm segundo a estação de referência em Ondina. O volume elevado é resultado da atuação de uma frente fria vinda da região Sul do país, que provocou chuvas intensas e ventos fortes em diversos pontos da capital baiana.

Diante das condições meteorológicas, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) elevou, na quarta-feira (22), o nível de Alerta para Alerta Máximo, após os acumulados de chuva superarem 150 mm em 72 horas. Foram acionadas 13 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em 12 comunidades, e famílias foram encaminhadas para pontos de acolhimento instalados em escolas municipais próximas às áreas de risco.

Comunidades com sirenes acionadas

As sirenes foram ativadas nas localidades de Mangabeira (Cajazeiras VIII), Vila Picasso (Capelinha de São Caetano), Voluntários da Pátria (Suburbana), Moscou (Castelo Branco), Olaria (Sete de Abril), Creche (Castelo Branco), Mamede (Santa Terezinha), Irmã Dulce (Cajazeiras VI), Bosque Real (Sete de Abril), Baixa do Cacau (São Caetano), Bom Juá (Fazenda Grande do Retiro) e Calabetão (BR-324).

Equipes da Codesal estiveram nas áreas para mobilizar os moradores e orientar sobre a evacuação segura. Ao todo, 13 famílias foram acolhidas.

Acumulados mais elevados

As regiões mais atingidas pelas chuvas em 96 horas foram:

  • Boca da Mata: 263,6 mm
  • Nova Brasília: 256,4 mm
  • Cajazeiras VII/Mangabeira: 228,6 mm
  • Águas Claras: 227,8 mm
  • Capelinha (Vila Picasso): 225,6 mm

Ventos fortes e queda de temperatura

As maiores rajadas de vento ocorreram entre os dias 20 e 21 de outubro, chegando a 75,2 km/h na UBS Itapuã, 73,8 km/h em Canabrava e 62,6 km/h na boia meteorológica da Barra, de acordo com o Sistema de Monitoramento Costeiro (Simcosta). A previsão indica redução gradual da intensidade dos ventos a partir desta quinta (24).

Essas rajadas estão associadas à atuação de um sistema de alta pressão próximo à costa, que intensifica os ventos na faixa litorânea.

A temperatura mínima climatológica esperada para outubro é de 22,5°C. Até o momento, a menor registrada no mês foi 19,8°C, no dia 8. Nos últimos dias, com a influência do mesmo sistema, a mínima chegou a 20,1°C.

As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec).