A Secretaria de Mobilidade (Semob) informou nesta segunda-feira (3) que dois ônibus do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO) foram alvos de vandalismo e evasão de tarifa neste domingo (2), em Salvador. Os casos ocorreram na Barra e no Comércio, em diferentes horários da tarde, e envolveram grupos que tentaram embarcar sem pagar a passagem.
O primeiro registro acontece por volta das 17h30, quando o coletivo da linha 1211-02 – Barra x Tancredo Neves é atacado na região da Barra. De acordo com a Semob, o grupo força a porta de desembarque central, danificando o equipamento e invadindo o veículo sem realizar o pagamento da tarifa. Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o momento em que várias pessoas entram no ônibus de forma irregular.
Mais cedo, por volta das 15h30, integrantes de uma torcida organizada vandalizam outro ônibus com ar-condicionado da linha 1651 – Base Naval x Lapa, na região do Comércio. Segundo o Centro de Controle Operacional (CCO), os torcedores arrancam os exaustores do veículo e chegam a subir no teto enquanto o coletivo estava em movimento, colocando em risco a própria vida e a segurança de passageiros e também do motorista.
Em nota, a Semob repudiou os atos e destacou que “as ações causam prejuízos à operação do sistema público, já que os veículos precisam ser retirados de circulação para reparos, afetando o atendimento e aumentando o tempo de espera da população nos pontos de parada”.
A pasta afirma ainda que as imagens das câmeras de videomonitoramento dos ônibus e da região serão encaminhadas às autoridades policiais para identificar os responsáveis. Um boletim de ocorrência será registrado, e os envolvidos devem ser responsabilizados criminalmente.