Rosemberg lamenta ausência de oposição em evento Bahia-França

Por Redação 05/11/2025, às 20h00 - Atualizado às 19h51

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Rosemberg Pinto (PT), lamentou a baixa presença de parlamentares da oposição durante o Festival Bahia-França: Diálogos com a África, realizado em Salvador. O evento, que conta com a participação de autoridades francesas, integra a Temporada França-Brasil 2025 e busca fortalecer laços culturais, econômicos e sociais entre os países.

“Lamento, porque esse é um evento suprapartidário, com a presença de dirigentes de outro país. Acho que seria importante a participação das diversas representações políticas”, afirmou Rosemberg. O deputado disse ainda esperar a presença do prefeito Bruno Reis (União Brasil), destacando que o festival é “grande e importante para a Bahia”.

Questionado sobre a ausência dos opositores, o parlamentar preferiu não especular. “Alguns deputados têm uma agenda intensa, então não posso julgar a motivação da ausência deles”, ponderou.

Rosemberg também comentou sobre a pauta econômica em discussão na Assembleia, citando o envio de um novo pedido de empréstimo encaminhado pelo governador Jerônimo Rodrigues. Segundo o deputado, a proposta visa ampliar investimentos e acelerar o desenvolvimento do estado.

“O governador mandou o empréstimo fruto de uma conversa nossa. O nível de desenvolvimento da Bahia ainda é pequeno, e antecipar investimentos é fundamental. Nós, deputados, entendemos que buscar no sistema financeiro recursos que permitam mais investimentos é uma estratégia positiva”, explicou.

Ele acrescentou que pretende dialogar com os parlamentares, inclusive da oposição, para viabilizar a aprovação das propostas em tramitação.

“Espero que, até o final do semestre, a gente consiga zerar as pendências e votar todos os projetos, inclusive esse do empréstimo”, concluiu.