Justiça italiana junto a PF brasileira condenam brasileiros por tráfico de pessoas

Por Redação 20/01/2026, às 16h31 - Atualizado às 16h28

A atuação da Polícia Federal (PF) em cooperação com autoridades italianas contribui para a condenação de cinco brasileiros por tráfico de pessoas e exploração por prostituição na Itália. A sentença foi proferida pelo Tribunal de Turim, onde os investigados permanecem presos desde abril de 2025.

As investigações apontam que o grupo criminoso recrutava vítimas no Brasil com falsas promessas de emprego lícito no exterior, e após a chegada à Itália, as pessoas eram submetidas a dívidas abusivas, tendo valores retidos e eram coagidas a exercer a prostituição, caracterizando um esquema estruturado de exploração sexual.

A apuração teve início após o depoimento de uma das vítimas, e assim o caso avançou com a atuação conjunta da Adidância da Polícia Federal em Roma, forças de segurança italianas e unidades da PF no Brasil. A cooperação internacional resultou na prisão dos envolvidos e na condenação judicial do grupo.

Entre os condenados está um casal de Salvador, sentenciado a nove anos e dez meses de prisão. Os pais do homem, identificados como cúmplices, receberam penas de sete anos e nove meses (pai) e cinco anos e seis meses (mãe). Outra mulher ligada ao núcleo criminoso foi condenada a seis anos, um mês e 27 dias de prisão. Após o cumprimento das penas, todos serão expulsos da Itália.