O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou nesta segunda-feira (26) da cerimônia que marcou o carregamento do primeiro lote de barcaças produzidas no Estaleiro Enseada, em São Roque do Paraguaçu, distrito de Maragogipe. A retomada das operações simboliza um novo ciclo para a indústria naval baiana e também a geração de emprego e renda para a região do Recôncavo.
Com a reativação do estaleiro em 2025, cerca de 600 empregos diretos e até 900 indiretos passam a ser gerados, beneficiando principalmente moradores do entorno. Segundo o governador, a volta da atividade industrial representa um avanço para a economia local e estadual, ao articular esforços do governo, do setor empresarial e de instituições financeiras para garantir novos investimentos e ampliar a capacidade produtiva da unidade.
As barcaças são construídas por estaleiros localizados nas regiões Norte e Nordeste, incluindo o Enseada, um dos maiores do país. A estrutura tem capacidade para processar mais de 100 mil toneladas de aço por ano e também atua em exportação, importação e iniciativas ligadas à energia renovável e ao hidrogênio verde.