O Carnaval de Salvador 2026 terá o samba como protagonista. Com o tema “O Samba Nasceu Aqui”, a marca oficial da festa homenageia os 110 anos do primeiro registro do gênero, reconhecendo sua origem afro-baiana e a contribuição histórica da capital para o nascimento de um dos ritmos mais emblemáticos do Brasil.
Com influências de diversas matrizes culturais, o samba se consolidou no fim do século XIX e teve sua primeira música registrada em 1916. A obra “Pelo Telefone”, depositada na Biblioteca Nacional, foi composta em uma roda de samba na casa da baiana Tia Ciata, que levou para o Rio de Janeiro, a partir de 1876, as tradições do samba de roda da Bahia.
Em 2005, o samba de roda do Recôncavo Baiano foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan. Em Salvador, o ritmo também marca a abertura oficial do Carnaval, no circuito Osmar (Campo Grande), na quinta-feira da folia, com os tradicionais blocos Alerta Geral, Pagode Total e Proibido Proibir.
O processo criativo envolveu pesquisa e imersão histórica. “O conceito partiu de uma verdade: o samba nasceu aqui, no samba de roda do Recôncavo, nos terreiros, nas rodas e nos batuques das comunidades negras. A partir disso, construímos a identidade visual com instrumentos que traduzem essa essência, com destaque para o pandeiro, a cara do samba”, explicou Alisson Percontini, diretor de criação da BTS Comunicação.
As cores da marca foram inspiradas nas vestimentas tradicionais do samba de roda, com forte influência afro-brasileira, estampas vibrantes e sensação de movimento. A tipografia traz formas arredondadas e curvas que remetem aos instrumentos musicais, consolidando o conceito Carnaval Salvador 2026 – O Samba Nasceu Aqui.