Estudantes convocam protesto neste sábado (31) em Salvador

Por Redação 30/01/2026, às 19h31 - Atualizado às 17h45

A Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES) convoca manifestação para este sábado (31), previsto para 8h na Rótula da Feirinha, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, contra o aumento da tarifa de ônibus, que passou a custar R$ 5,90.

O ato tem como objetivo pressionar o poder público pela revisão do reajuste e pela adoção também da tarifa zero no transporte coletivo da capital. O novo valor entrou em vigor no dia 5 de janeiro e representa um aumento de 5,3% nas passagens dos ônibus convencionais e dos veículos conhecidos como “amarelinhos”.

Segundo a ABES, o reajuste impacta principalmente estudantes e trabalhadores que dependem diariamente do sistema para se deslocar entre casa, escola e trabalho. Este é o segundo protesto promovido pela entidade neste mês, no início de janeiro, o movimento estudantil já havia realizado um ato na Estação da Lapa, logo após o anúncio do aumento feito pela Prefeitura de Salvador.

A associação, que é vinculada à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), afirma que a mobilização também busca ampliar o debate sobre políticas de mobilidade urbana e acesso gratuito ao transporte público.