Limpurb intensifica operação de limpeza após retorno dos garis e margaridas em Salvador

Por Redação 24/06/2026, às 15h00 - Atualizado às 14h37

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) reforçou nesta quarta-feira (24) os serviços de coleta de resíduos e limpeza urbana em toda a capital baiana após o encerramento da paralisação nacional dos garis e margaridas.

Segundo o órgão, a operação de contingência conta com 34 equipes distribuídas por diversos bairros, ruas e avenidas da cidade, com atenção especial às áreas que receberam grande circulação de pessoas durante os festejos juninos.

A coleta de lixo foi retomada ainda na noite de terça-feira (23), e os demais serviços de limpeza passaram a operar com capacidade total nesta quarta. Além da remoção de resíduos, a força-tarefa inclui ações de varrição, lavagem de vias públicas e manutenção da limpeza em pontos estratégicos da cidade.

De acordo com o presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes, o foco agora é acelerar a normalização dos serviços após os impactos causados pela paralisação.

“O momento agora é de ir com tudo para efetuar a coleta e os demais serviços e normalizar a limpeza da cidade”, afirmou.

A mobilização busca recuperar o acúmulo de resíduos registrado durante o período de suspensão das atividades, especialmente após um dia completo de paralisação e outro com funcionamento parcial.

A Limpurb informou ainda que segue monitorando as regiões com maior necessidade de intervenção e pediu a colaboração da população para evitar o descarte irregular de lixo em áreas já atendidas pelas equipes de limpeza.