Jaques Wagner deixa liderança do Governo no Senado após reunião com Lula

Por Redação 24/06/2026, às 19h30 - Atualizado às 18h29

O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou nesta quarta-feira (24) sua saída da liderança do Governo no Senado, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizada no Palácio da Alvorada. O encontro durou cerca de duas horas e foi encerrado por volta das 16h40.

A decisão ocorre em meio à pressão política enfrentada pelo parlamentar nos últimos dias, após a investigação da Polícia Federal que apura sua suposta atuação em favor do Banco Master em troca de “vantagens indevidas”. A mudança é vista nos bastidores como uma tentativa de reduzir os impactos do caso sobre o governo e sobre a campanha à reeleição do presidente Lula.

Segundo aliados, Wagner vinha sendo aconselhado por integrantes do PT, especialmente da Bahia, a deixar o posto para concentrar esforços em sua defesa e evitar um desgaste maior para o Palácio do Planalto durante o período eleitoral.

Em publicação nas redes sociais, o senador afirmou que a decisão foi tomada em entendimento com o presidente e classificou a reunião como uma conversa amistosa.

“Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição” afirmou Wagner.