A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (23) a apreensão de um lote falsificado do Chá Pronto Para Consumo Multi Extrato. O lote 2306, com o número de registro ES000233-0.000043 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), não foi produzido pela fabricante original, a A&CL Indústria e Comércio de Produtos Naturais.
Com a decisão, o produto fica proibido de ser comercializado, distribuído, fabricado, consumido ou divulgado.
Segundo a Anvisa, a medida foi motivada por denúncia de falsificação. A empresa fabricante confirmou que não produziu o lote e informou que o registro impresso no rótulo já havia sido cancelado pelo Mapa.
Recolhimento de suplementos da Zeoclin Ltda
A Anvisa também determinou o recolhimento de todos os lotes dos suplementos Zeólita Clinoptilolita Standard e Zeólita Clinoptilolita Premium, comercializados pela Zeoclin Ltda.
A agência explicou que os produtos continham um ingrediente sem comprovação de segurança e eficácia e que as propagandas associavam o consumo a efeitos terapêuticos, como a eliminação de toxinas e poluentes — prática não permitida em produtos classificados como alimentos.