
A Anvisa determinou a apreensão de todos os lotes do Estimulante Natural em Gotas Tesão de Vaca Original, que está proibido de ser comercializado, distribuído, fabricado, divulgado e consumido. A medida, publicada nesta terça-feira (21), foi motivada pela origem e composição desconhecidas do produto.
De acordo com a agência, a divulgação do estimulante é irregular, pois associa o uso a supostos benefícios terapêuticos, como aumento da energia, melhora da vida sexual, rejuvenescimento e redução do risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer. Tais alegações não são permitidas para produtos alimentícios.
Cosméticos também foram suspensos
Além do estimulante, a Anvisa determinou o recolhimento dos cosméticos Top Maxx e Top Gel, fabricados pela empresa Victor Vargas dos Santos (CNPJ 13.064.605/0001-98). Ambos tiveram comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e uso suspensos.
A agência informou que o Top Maxx apresentava triclosan em concentração de 0,5%, acima do limite permitido de 0,3% para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, conforme o artigo 46 da RDC 528/2021.
Já o Top Gel, segundo a Anvisa, é um cosmético que necessita de registro, mas possuía apenas notificação, o que impede sua regularização junto ao órgão.