O Brasil registra 209 casos em investigação de intoxicação por metanol, segundo o Ministério da Saúde. Até este domingo (5), foram confirmados 16 casos — 14 em São Paulo e dois no Paraná. As informações são enviadas pelos estados e consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs).
O estado de São Paulo concentra a maioria das notificações, com 14 confirmações e 178 casos ainda sob análise. Ao todo, 13 estados notificaram suspeitas: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará.
Na Bahia e no Espírito Santo, os casos suspeitos foram descartados. O Ceará notificou o primeiro caso neste fim de semana.
O país soma 15 mortes relacionadas à intoxicação — duas confirmadas em São Paulo e 13 em investigação, sendo sete também em São Paulo, três em Pernambuco, uma na Paraíba, uma no Mato Grosso do Sul e uma no Ceará.
Bahia descarta suspeitas
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou na manhã deste domingo (5) o descarte dos dois casos suspeitos investigados — um em Feira de Santana e outro em Salvador.
De acordo com o órgão, os laudos laboratoriais confirmaram a ausência de metanol e não foram encontradas evidências de contaminação ou adulteração nas bebidas consumidas. Durante reunião da sala de situação, a Sesab reforçou o protocolo de vigilância ativa e informou que mantém o monitoramento permanente, com ações integradas entre estado, municípios, laboratórios e órgãos de controle.
Distribuição de antídotos
O Ministério da Saúde iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, aos estados que solicitaram reforço de estoque.
Nesta primeira remessa, foram enviadas 580 ampolas a cinco estados:
- 240 para Pernambuco
- 100 para o Paraná
- 90 para a Bahia
- 90 para o Distrito Federal
- 60 para o Mato Grosso do Sul
As unidades fazem parte das 4,3 mil ampolas disponíveis nos hospitais universitários federais e no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Risco e sintomas
A ingestão de metanol é uma emergência médica grave. A substância é metabolizada em compostos tóxicos, como formaldeído e ácido fórmico, que podem causar cegueira ou levar à morte.
Os principais sintomas incluem visão turva, perda de visão, náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese. Em casos suspeitos, o Ministério da Saúde orienta procurar atendimento médico imediato e acionar o Disque-Intoxicação (0800 722 6001) ou o Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (0800 771 3733), disponível em todo o país.