
O Exército Brasileiro emitiu um alerta à população sobre a circulação de anúncios falsos nas redes sociais que prometem vagas na corporação com salários atrativos e solicitam pagamento via PIX para inscrição. As mensagens, que utilizam de forma indevida imagens, símbolos institucionais e até recursos de inteligência artificial, são fraudulentas e não possuem qualquer vínculo com a instituição.
Segundo o Exército, os golpistas utilizam links suspeitos e oferecem cargos com promessa de remuneração imediata. Para dar aparência de legitimidade, exigem taxas de inscrição por meio de transferências eletrônicas, prática que não é adotada pela Força em nenhum dos seus processos seletivos.
Todos os processos de alistamento e seleção são realizados exclusivamente pelos canais oficiais. Para evitar fraudes, o Exército orienta que a população utilize apenas os seguintes sites:
- Site oficial do Exército Brasileiro: eb.mil.br
- Plataforma oficial de alistamento militar: eb.mil.br
- Portal de processos seletivos: portal-ebselecao.eb.mil.br
A instituição reforça que qualquer cobrança feita em nome do Exército, especialmente via PIX ou transferência bancária, é um sinal claro de golpe.
Além do alerta sobre as fraudes, o Exército lembra que o prazo para o alistamento militar de jovens que completam 18 anos em 2025 termina no dia 30 de junho. O procedimento pode ser feito de forma online ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar.
O Exército Brasileiro reafirma o compromisso com a segurança e a transparência de seus processos e destaca a importância de buscar informações exclusivamente nos canais oficiais.