
Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluíram, nesta sexta-feira (7), a análise preliminar no local da queda da aeronave Beechcraft F90 King Air, matrícula PS-FEM, na Avenida Marquês de São Vicente, zona oeste de São Paulo. Com isso, a área foi liberada para limpeza, conforme informou a Força Aérea Brasileira (FAB).
O avião de pequeno porte caiu pouco depois de decolar do Campo de Marte, resultando na morte do piloto e do proprietário da aeronave.
De acordo com a FAB, as investigações seguem com a análise de outros elementos e informações que possam esclarecer as causas do acidente. Não há um prazo definido para a conclusão do relatório, mas os avanços da apuração poderão ser acompanhados no Painel SIPAER, portal oficial da Aeronáutica dedicado à transparência das investigações de acidentes aéreos civis no Brasil.
A remoção dos destroços e bens transportados será de responsabilidade do operador ou proprietário da aeronave. Segundo a FAB, essa medida visa evitar danos ao meio ambiente, à segurança e à saúde pública, além de proteger a propriedade de terceiros.
O Cenipa ressalta que a investigação tem caráter preventivo, com o objetivo de identificar fatores contribuintes para o acidente e propor medidas de segurança para evitar ocorrências semelhantes no futuro.