
O Ministério da Igualdade Racial e a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), que reúne grandes plataformas como Uber, 99, iFood, Lalamove, Zé Delivery e Ambev, assinaram, nesta sexta-feira (17), um acordo de cooperação técnica. O objetivo é utilizar as ferramentas de comunicação dessas plataformas para promover campanhas de conscientização e combate ao racismo em todo o Brasil.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância da parceria, que tem potencial para impactar milhões de usuários. “São milhões de usuários desses aplicativos no país. Se pudermos chegar a eles com mensagens, conteúdos educacionais e orientações sobre como denunciar, será uma grande contribuição”, afirmou.
Além das campanhas educativas, o acordo prevê diálogos com os trabalhadores das plataformas, incluindo motoristas e entregadores, para ouvir demandas e buscar formas de melhorar suas condições de trabalho e garantir mais dignidade.
“Para nós, é motivo de orgulho cooperar com o Ministério da Igualdade Racial, uma vez que, infelizmente, o racismo e a intolerância religiosa ainda existem no Brasil. Acreditamos que essa campanha terá um grande alcance, considerando os milhões de usuários, motoristas e entregadores conectados às nossas plataformas”, declarou André Porto, diretor-executivo da Amobitec.
Alcance nacional
A campanha será realizada em nível nacional, alcançando tanto os trabalhadores parceiros das plataformas quanto os usuários dos aplicativos. Por meio do acordo, o Ministério da Igualdade Racial poderá compartilhar informações sobre como identificar e denunciar o racismo, além de divulgar políticas públicas voltadas ao enfrentamento da discriminação racial.
Já a Amobitec se compromete a disponibilizar espaços nas plataformas para a veiculação das campanhas, incluindo notificações push e e-mails direcionados aos usuários. O objetivo é ampliar o alcance das mensagens e reforçar a importância do tema.