O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, pasta responsável pela articulação política do governo. A posse da nova ministra está marcada para o dia 10 de março.
A decisão foi confirmada pelo Palácio do Planalto após uma reunião entre Lula e Gleisi na manhã desta sexta-feira (28). Ela assumirá o cargo no lugar de Alexandre Padilha, que foi indicado para comandar o Ministério da Saúde, substituindo Nísia Trindade.
Repercussão da nomeação
O presidente Lula se manifestou nas redes sociais, desejando um “bom trabalho” à nova ministra. Já Gleisi Hoffmann agradeceu a confiança e afirmou que seguirá dialogando democraticamente com partidos, governantes e lideranças políticas.
“Sempre entendi que o exercício da política é o caminho para avançarmos no desenvolvimento do país e melhorar a vida do nosso povo. É com este sentido que seguirei dialogando democraticamente com os partidos, governantes e lideranças políticas”, escreveu a deputada.
Com a nomeação, Gleisi passa a liderar as negociações entre o governo e o Congresso Nacional, desempenhando um papel estratégico na construção de alianças e na condução da agenda legislativa do Executivo.