
Centrais sindicais realizaram, nesta terça-feira (29), uma marcha em Brasília para entregar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a pauta de reivindicações dos trabalhadores para 2025. A principal demanda é a redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas, além do fim da escala 6×1.
A pauta entregue ao governo reúne 26 itens. Entre eles, estão a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, igualdade salarial entre homens e mulheres, mais geração de empregos, combate à carestia e queda dos juros. Os debates sobre o documento começaram em 9 de abril, com participação das principais centrais sindicais do país.
As mobilizações fazem parte das ações que antecedem o Dia do Trabalho, comemorado na próxima quinta-feira (1º). Na data, será realizado um ato unificado na praça Campo de Bagatelle, na zona norte de São Paulo. O evento começa às 9h e terá discursos políticos entre 11h e 13h, com presença do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, além de parlamentares e líderes sindicais.
A programação também inclui o sorteio de dez veículos Polo Track zero-quilômetro. Estão sendo distribuídos três milhões de cupons. Entre as atrações musicais confirmadas estão Fernando e Sorocaba, Edson e Hudson, Pixote, Thaeme & Thiago, Sampa Crew e outros artistas.
A presença do presidente Lula no evento em São Paulo ainda não foi confirmada. Segundo aliados, ele só participará se também conseguir ir ao ato do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. A decisão deve levar em conta o recente desgaste físico do presidente, que retornou de uma viagem internacional.