
Durante a inauguração da Estação de Trem Ambuitá, em Itapevi (SP), o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, afirmou que a instituição está de “portas abertas” para apoiar projetos em todos os estados e municípios do país, independentemente de filiação partidária ou posicionamento político.
“Eu estou aqui, portanto, pelo presidente Lula que falou ‘vá e diga que o nosso governo vai continuar tratando todos da mesma forma, estados e municípios, que todos os 27 estados e todos os municípios têm a porta aberta no BNDES’”, destacou Mercadante ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em evento que simbolizou a reabertura da estação, desativada desde 2010 e que voltou a funcionar em abril com investimento de R$ 26,5 milhões.
O presidente do BNDES reforçou que, embora as divergências façam parte da democracia, elas não devem ser obstáculos para a construção de parcerias estratégicas.
“Pode ter certeza de que, independentemente da atitude partidária, o presidente Lula quer parceria com São Paulo. Está olhando para o povo de São Paulo. Em parceria, porque é isso que a democracia precisa”, afirmou, também incentivando que prefeitos busquem apoio junto ao banco.
Já o governador Tarcísio de Freitas reconheceu a importância de atuar em conjunto com o governo federal e com instituições como o BNDES para ampliar a rede de mobilidade urbana no estado.
“Investir na mobilidade urbana é investir na diminuição de tempo de viagem, na sustentabilidade e na qualidade de vida da população. Quanto mais interligado o sistema for, melhor ele vai funcionar”, disse.
Expansão e investimentos
O BNDES financiou R$ 3,4 bilhões — cerca de 65% do total investido — em obras de expansão e melhorias das linhas metropolitanas 8 e 9, as primeiras a serem privatizadas em São Paulo, sob gestão do consórcio ViaMobilidade. O projeto também incluiu a aquisição de 36 trens de fabricação nacional, todos já entregues pela Alstom.
A Estação Ambuitá, localizada entre Santa Rita e Amador Bueno, agora modernizada com novos sistemas de energia e sinalização, deve atender cerca de 2,1 mil passageiros por dia, principalmente moradores dos bairros Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá. As instalações originais da estação remontam às décadas de 1940 e 1950 e já haviam passado por uma reconstrução em 1985.