Serasa promove mutirão para negociar dívidas bancárias em todo o Brasil

Por Redação 19/06/2025, às 13h01 - Atualizado às 12h26

A Serasa está promovendo até o dia 30 de junho um mutirão emergencial voltado para a renegociação de dívidas com instituições bancárias. A iniciativa conta com a participação de mais de 40 bancos e oferece até 97% de desconto sobre os débitos em atraso.

De acordo com dados do Mapa da Inadimplência, da própria Serasa, as dívidas com bancos representam hoje 27,8% do total das pendências registradas no país. Isso equivale a mais de 65 milhões de brasileiros com débitos ativos relacionados a instituições financeiras — sendo o cartão de crédito o principal vilão.

A ação é uma tentativa de frear o avanço da inadimplência e aliviar o impacto do endividamento na renda das famílias. A Serasa estima que mais de 400 milhões de ofertas estejam disponíveis para negociação.

Os interessados podem renegociar suas dívidas de forma digital, pelo site do Serasa Limpa Nome, pelo aplicativo para Android e iOS ou ainda via WhatsApp, no número (11) 99575-2096. Quem preferir o atendimento presencial pode buscar uma agência credenciada dos Correios, com pagamento de taxas de R$ 4,20 por negociação e R$ 3,00 por consulta.

Um levantamento feito com 921 consumidores inadimplentes apontou que, além do cartão de crédito (mencionado por 70% dos entrevistados), os principais fatores de endividamento são empréstimos pessoais (56%) e uso do cheque especial ou limite da conta (31%). Quase metade dos entrevistados relatou já ter tentado negociar os débitos com o banco, sem sucesso.