O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (29) que passará a enviar mensagens por WhatsApp e pelo aplicativo Gov.br a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que utilizam medicamentos de uso contínuo pelo programa Farmácia Popular.
A medida visa alertar os beneficiários sobre a importância de manter os tratamentos, especialmente para condições crônicas como hipertensão e diabetes.
Nesta primeira fase, serão enviadas cerca de 270 mil mensagens a pacientes hipertensos que realizaram apenas três retiradas de medicamentos nos últimos 12 meses, entre os 3,5 milhões de usuários com esse perfil no programa.
O objetivo é avaliar a efetividade da estratégia antes de ampliar o envio para um público maior. Além das mensagens sobre continuidade do tratamento, o Ministério também planeja incluir lembretes sobre retirada de medicamentos para diabetes, campanhas de vacinação e agendamentos de consultas com especialistas.
Para garantir a autenticidade da comunicação, os usuários devem verificar se o perfil do WhatsApp possui o selo de verificação azul da Meta. As mensagens também poderão ser consultadas na caixa de entrada do app Gov.br e no site do Ministério da Saúde.
Todos os cidadãos receberão a opção de escolher se desejam ou não continuar recebendo mensagens relacionadas ao Ministério da Saúde.